Arduino, Internet das Coisas e Computação vestível

Você está em » Home

[Voltar]

[Avançar]

Sensores

São dispositivos capazes de detectar ações ou estímulos externos e responder em consequência. Eles podem transformar as grandezas físicas ou químicas em grandezas elétricas. Uma infinidade de equipamentos eletrônicos depende de um interfaceamento com o mundo exterior para funcionar. Máquinas industriais, eletro-eletrônicos, equipamentos médicos, equipamentos automotivos, equipamentos de eletrônica aeroespacial, instrumentos de pesquisa são alguns exemplos. A seguir, descreve-se os principais tipos de sensores que encontramos em aplicações eletrônicas.

Principais tipos de sensores

1) Sensores Mecânicos

São denominados sensores mecânicos àqueles que sensoriam movimentos, posições ou presença usando recursos mecânicos como chaves (switches). Esses sensores, são interruptores ou mesmo chaves comutadoras que atuam sobre um circuito no modo liga/desliga quando uma ação mecânica ocorre no seu elemento atuador. Podemos usá-los de diversas formas, como para detectar a abertura ou fechamento de uma porta, a presença de um objeto em um determinado local ou ainda quando uma parte mecânica de uma máquina está numa certa posição.

Chaves Táctil Push Button
Chave de fim de curso
Módulo chave de fim de curso

 

2) Sensores tipo Reed Switches (Chave Magnética)

O Reed Switch é uma chave que funciona por campo magnético, fechando os contatos internos quando aproximamos um ímã do sensor. Eles atuam a partir da ação de um campo magnético. É muito utilizado em circuitos que necessitem de um sensor de proximidade sem contato, como sistemas de detecção e alarmes, mas tem uso geral em circuitos de testes e prototipação.

Sensor de Magnétismo Reed switch
Sensor de nível d´agua Reed switch

 

3) Sensores Foto-Elétricos

Estes sensores trabalham com a luz. São capazes de detectar não só partes e peças de máquinas, mas os próprios produtos manufaturados na linha de produção. Eles podem ser classificados como Foto-resistores (LDRs), Foto-Células, Foto-Diodos, Foto-Transistores e Foto-Disparadores.

Módulo Sensor Fotossensível
Detecção de intensidade de luz
Módulo Sensor Infravermelho IR
Detecção de obstáculos
Módulo Sensor Tcrt5000
Seguidor de trilha de refletância

 

4) Encoders Ópticos (codificadores ópticos)

Estes sensores se enquadram na categoria dos sensores fotoelétricos, mas possuem uma aplicação um pouco diferentes. Eles podem ser lineares ou rotatórios e ainda incrementais ou absolutos. O tipo básico rotatório incremental consiste num disco com faixas claras e escuras que tanto pode operar no modo refletivo como por transparência usando uma chave óptica.

Sensor Rotatório absoluto
Módulo Encoder Decoder KY-040
Sensor Rotatório incremental
Módulo de contagem com disco encoder
Sensor Rotatório de quadratura
Módulo Encoder para Roda Pololu 42x19mm

 

5) Sensores de imagens

São os sensores que operam com luz e semicondutores sensíveis a ela. Podemos dizer que se trata de um sensor que na realidade é formado por uma matriz de uma boa quantidade de sensores fotoelétricos individuais. Nessa categoria incluímos os sensores CCD (Charged Coupled Devices) que são usados no sensoriamento de imagens em micro-câmeras e mesmo em câmeras de vídeo convencionais.

RunCam Split Mini FOV 130 Degree 1080P / 60fps

 

6) Sensores Térmicos

Estes sensores são usados para detectar pontos quentes, para procurar fontes de calor ou ainda para acionar uma ventoinha quando a temperatura de um componente subir muito. Existem os seguintes tipos de sensores térmicos: Bimetais, Pares termoelétricos, NTCs e PTCs, Sensores semicondutores e Sensores piroelétricos.

Sensor de Umidade e Temperatura DHT11
Módulo Umidade e Temperatura DHT11
Módulo Sensor de Temperatura Termistor

 

 

 

 

 

 

 

[Voltar]

[Avançar]