Design: Acionamentos e mecanismos

[Voltar]

[Avançar]

Acionadores e atuadores

Um mecanismos é composto por elementos de máquinas, juntas e elos, acionamentos e atuadores. Estes elementos e dispositivos são conectados de tal forma a produzir um movimento específico. Abaixo, conceitua-se os dispositivos chamados de acionamentos e atuadores.

Acionadores ou acionamentos

É um dispositivo que faz com que um mecanismo entre em funcionamento.

Ele põe em ação, forcece impulso ou propulsão ao mecanismo ou sistema.



A seguir, apresenta-se alguns exemplos de acionamentos eletrônicos.

Botoneiras
Conhecidas de forma genérica como botão de comando, funciona como um elemento responsável por ligar e desligar os circuitos, sendo as mais comuns os contatos, possuindo uma grande quantidade de configurações. Em algumas se encontra presente um dispositivo de retorno por mola que após ser acionado retorna para a posição original (botões pulsadores). Outros atuadores são chaves rotativas, pedais, fins de curso e etc.

 

Relés
Os relés possuem como mecanismo básico ligar e desligar circuitos. Grande parte deles executa uma comutação de contato através de algum tipo circuito que identificam a falta de uma fase e então comutam seus contatos internos. Em geral, são usados para retransmitir sinais, em especial os eletromecânicos.

Ao lado um relé eletrônico utilizado em conjunto com o arduino, capaz de controlar cargas de tensão contínuas e alternadas, acionando ou não a passagem de um corrente elétrica. 

 

Contadores
Dispositivo eletromecânico cuja função predominante é controlar a passagem de altas correntes. São compostos por uma bobina que produz um campo magnético que proporciona movimento e que por sua vez realiza uma mudança de estado dos contatos, quando energizados os contatos fecham e desenergizado abrem.

 

Disjuntor
Dispositivo que assim como o fusível serve para proteger o circuito de um curto-circuito ou sobrecarga atuando eventualmente como uma chave, interrompendo a passagem de corrente.

 

Atuadores

Dispositivo que produz movimento, atendendo a comandos de acionamentos (manuais, elétricos ou mecânicos).

São considerados atuadores os dispositivos que realizam um comando recebido de outro dispositivo (acionador), com base em uma entrada ou critério a ser seguido.

Como exemplo, cita-se os atuadores de movimento induzido por motores. Estes motores transformam, em geral, a energia de entrada (elétrica, mecânica, hidráulica, pneumática ou química) em movimentos que se pode considerar energia cinética.

Motor linear ou atuador pneumático   Motor elétrico ou atuador elétrico

Dispositivo projetado para produzir energia cinética a partir de gás comprimido.

 

Dispositivo projetado para transformar energia elétrica em energia cinética.



 

 

 

 

[Voltar]

[Avançar]