Design: Acionamentos e mecanismos

[Voltar]

[Avançar]

Escape

O mecanismo permite aproveitar uma força para obter movimento contínuo, evitando a aceleração que ela produziria livremente. Isso geralmente é realizado bloqueando e liberando o movimento a intervalos constantes, resultando no som característico dos relógios.

Pode-se classificar o mecanismo segundo a parada da roda que dirige o movimento:

  • Escape reverso: após cada avanço da roda, ela faz um pequeno recuo devido à ação de um elemento moderador.
  • Fuja do repouso: o moderador para o volante sem recuar.
  • Exaustão livre: o elemento regulador não está em contato direto com o motor e não para o movimento que produz.

 

No exemplo acima, muito utilizado em relógios de pêndulo, são apresentadas duas posições de uma roda dentada, que pode ser acionada por pesos pendurados em seu eixo ou molas. Deles, recebe a força que faz o girar no sentido horário. Um relógio de pêndulo não funciona indefinidamente. Sem energia, ele oscila por um certo tempo, até parar por causa do atrito entre as engrenagens e eixos que o compõem. 

O conjunto é acompanhado por um pêndulo, preso no topo a uma peça chamada âncora. Esta última possui dois dentes nas extremidades que bloqueiam a roda na esquerda ou direita a cada oscilação. Esta ação impede que a roda dentada acelere em movimento contínuo e uniforme, mas avance em intervalos regulares de tempo, que é o caso dos ponteiros do relógio.

Como criar?

 
(a) Crie um circulo
(b) Divida em 18 partes iquais
(c) Conecte os pontos P1, P2 e P3
(d) Repita o processo anterior
(F) Contorne o traçado criado

 


Veja algumas aplicações

 

 

 

 

[Voltar]

[Avançar]