Design: Acionamentos e mecanismos

[Voltar]

[Avançar]

Elementos Elásticos

Os elementos elásticos, chamados de molas, são todos aqueles que, pelo formato ou instalação, proporciona movimentação dentro do campo de deformação elástica, ou seja, que se movimenta sem deformar-se permanentemente.

As molas são usadas, principalmente, nos casos de armazenamento de energia (acionar mecanismos de relógios, de brinquedos, de retrocesso das válvulas de descarga e aparelhos de controle), amortecimento de choques (suspensão e pára-choques de veículos, em acoplamento de eixos, proteção de instrumentos sensíveis), distribuição de cargas (estofamentos de poltronas, colchões, estrados de camas, veículos), limitação de vazão (regulam a vazão de água em válvulas e registros e a vazão de gás em bujões ou outros recipientes), preservação de junções ou contatos (preservar peças articuladas, alavancas de contato, vedações, etc. que estejam em movimento ou sujeitas a desgastes).

Os elementos elásticos podem ser classificados quanto à forma geométrica (helicoidais ou planas). Muitas indústrias de molas fabricam por encomenda molas especiais, projetadas de acordo com a necessidade de fixação, espaço, etc, ainda que permanecendo o princípio funcional. A seleção de uma mola depende das respectivas formas e solicitações mecânicas.

Molas Helicoidais

Definição: São feitas de barra de aço, enrolada em forma de hélice cilíndrica ou cônica. A barra de aço pode ter seção de perfis variados. Em geral, a mola helicoidal é enrolada à direita, podendo ser também à esquerda. É classificada quanto à resistência a esforços (tração, compressão ou torção)..

Classificação: São classificadas comocilíndrica de compressão, cilíndrica de tração, torção e cônica de compressão.

Helicoidal cilíndrica de compressão   Helicoidal cilíndrica de tração

Esta mola é muito usada em várias situações, como por exemplo, na absorvição de impactos em automóveis.

 

As características são similares à de compressão, havendo diferença apenas no comprimento: um útil (da mola) e um total (incluindo ganchos de fixação). Aplica-se em casos de necessidade de resistência à esforços de tração.

Helicoidal de torção   Helicoidal cônica de compressão

Este tipo de mola possui as seguintes características a mais: comprimento do braço de alavanca (r); e ângulo entre pontas (a).

 

Molas cônicas podem ter seções variadas. Resistem a esforços de compressão e possuem aplicações para projetos específicos.

Molas Planas

Definição: São confeccionadas de material plano ou em fita. Foram projetadas para receberem esforços em um só sentido.

Classificação: são classificadas como simples, prato, feixe e espiral.

Simples   Prato

Esse tipo de mola é empregado somente para algumas cargas. Em geral, essa mola é fixa numa extremidade e livre na outra. Quando sofre a ação de uma força, a mola é flexionada em direção oposta.

 

Em geral, as molas prato funcionam associadas entre si, empilhadas, formando colunas. O arranjo das molas nas colunas depende da necessidade que se tem em vista.

Feixe de molas   Espiral

O feixe de molas é feito de diversas peças planas de comprimento variável, moldadas de maneira que fiquem retas sob a ação de uma força. É empregado em pequenos espaços (altura), especialmente em veículos pesados (caminhões).

 

A mola espiral tem a forma de espiral ou caracol. Em geral ela é feita de barra ou de lâmina com seção retangular. A mola espiral é enrolada de tal forma que todas as espiras ficam concêntricas e coplanares. Esse tipo de mola é muito usado em relógios e brinquedos.

 

 

 

 

[Voltar]

[Avançar]