Design: Acionamentos e mecanismos

[Voltar]

[Avançar]

Atuador Mecânico

O atuador mecânico é um dispositivo que converte uma fonte de energia remota em um movimento de trabalho. A fonte de alimentação pode ser ativada manualmente ou ligada e desligada por um sistema automatizado. Como muitos atuadores mecânicos operam de forma totalmente independente de intervenção do operador, a maioria incluem mecanismos de segurança diferentes para proteção contra sobrecarga associada ao atuador ou danos ao sistema.

Um macaco de carro é um atuador mecânico. Ele converte o movimento rotacional da manivela no deslocamento linear por meio de um fuso trapezoidal ligado a estrutura que será acionada. Ele é capaz de exercer uma grande força para realizar o movimento linear, ou seja, o movimento realizado em linha reta como o de empurrar e puxar que é feito na mesma direção. Não é como o motor elétrico pois, enquanto o motor faz movimento rotacional, o atuador transformar esse tipo de movimento em linear.

 


Exemplos de atuadores mecânicos

 

Atuador Mecânico por Fuso e Porca Trapezoidal

Neste mecanismo, a partir da atuação da caixa de redução e do fuso trapezoidal é que ocorre a conversão da energia (elétrica, mecânica, hidráulica, pneumática ou química) para um movimento de energia cinética capaz de levantar cargas.

Por meio do sistema físico que o mecanismo apresenta, ele é capaz de converter uma pequena energia aplicada em uma grande força, oferecendo a possibilidade de se trabalhar com cargas extremamente elevadas.

 

 

 

[Voltar]

[Avançar]